Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase: a importância da conscientização e do tratamento


No dia 28 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. A data foi instituída pela Lei nº 12.135, de 2009, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Afeta a pele e os nervos periféricos, podendo causar lesões neurais, deformidades e, em casos mais graves, incapacidade.

A hanseníase é uma doença curável, mas o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, para evitar a progressão da doença. O tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar de ser uma doença curável, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Brasil. Em 2022, foram notificados 27.854 novos casos de hanseníase no país.

O estigma e a discriminação ainda são grandes desafios para as pessoas que convivem com a hanseníase. Muitas pessoas, mesmo após serem curadas, ainda enfrentam preconceito e discriminação.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. É também uma oportunidade para combater o estigma e a discriminação contra as pessoas que convivem com a hanseníase.

O que você pode fazer para ajudar a combater a hanseníase?

Conheça os sintomas da doença. Os principais sintomas da hanseníase são manchas na pele, dormência, formigamento e fraqueza nos membros.

Se você notar algum desses sintomas, procure um serviço de saúde o mais rápido possível. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Converse com seus amigos e familiares sobre a hanseníase. Ajude a quebrar o estigma e a discriminação contra as pessoas que convivem com a doença.

Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as pessoas tenham acesso ao tratamento e à prevenção da hanseníase.

Deputado Iolando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iolando aprova lei que proíbe cobrança de Taxa de Religação de Serviços Essenciais no DF

Transformação do Posto Policial do Núcleo Urbano INCRA-8 em Base Integrada de Segurança Pública Comunitária

Deputado Iolando e a Importância da Lei Complementar nº 1.030 para o Empresariado