Editorial do Deputado Iolando: valorização e cuidado com a Saúde Mental dos Policiais


A recente iniciativa divulgada em evento do dia 24 de janeiro último por parte da FECOMERCIO-DF, ao oferecer apoio psicológico aos servidores da PMDF, é um ato louvável que destaca a solidariedade do setor comercial com nossos valorosos policiais. A saúde mental é um pilar essencial para o bem-estar e eficiência de nossas forças de segurança, principalmente quando observamos a pressão inerente à profissão e as trágicas consequências que podem surgir, como o incidente ocorrido em 14 de janeiro.

No entanto, esta medida, embora positiva, realça a necessidade urgente de uma política efetiva do governo do DF, da Secretaria de Segurança Pública e da própria Polícia Militar para a preservação da saúde física e mental dos policiais. O efetivo policial, atualmente sobrecarregado, enfrenta uma multiplicidade de funções sem o devido reconhecimento ou descanso. Subtenentes atuam como tenentes; tenentes como capitães; capitães como majores, em um ciclo vicioso de sobrecarga e escalas exaustivas.

Não é apenas a ausência de folgas que preocupa, mas a impossibilidade de cultivar qualidade de vida, imprescindível para a manutenção da integridade física e psicológica. A adoção de uma estrutura de apoio consistente e permanente é imperativa para o bom desempenho e a segurança dos nossos policiais, que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. É tempo de ação e cuidado, por parte do Estado, com aqueles que zelam por nossa segurança. Este é uma das pauta importantes para o meu mandato em 2024.

Deputado Iolando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iolando aprova lei que proíbe cobrança de Taxa de Religação de Serviços Essenciais no DF

Transformação do Posto Policial do Núcleo Urbano INCRA-8 em Base Integrada de Segurança Pública Comunitária

Deputado Iolando e a Importância da Lei Complementar nº 1.030 para o Empresariado